quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FREIO DE OURO 2009

Como idealizador deste bate papo, me sinto na obrigação de deixar as primeiras impressões a respeito dessa final.Todos sabemos, que não existe freio ganho até que se corra a última vaca.O que analisamos aqui, são as tendências impostas, baseado no que se viu nas credenciadoras e classificatórias.Acredito que nesse ano, os machos nos proporcionem uma disputa muito parelha.Devemos, tranquilamente ter de 10 a 12 cavalos em condições de vencer a final.Eu assim divido os grupos:
1º - Franco Favoritos: O cavalo que quiser vencer o Freio, necessariamente precisa disputar palmo a palmo com esses cavalos: Nessa ordem: Senhor de Santa Thereza, Pampa de São Pedro, Viragro Rio Tinto e Butiá Olodum;

2º - Postulantes a Freio: Esse grupo abriga cavalos importantes, que brigam em alto nível com os cavalos do primeiro grupo.Aqui a nominata não obedece ordem: Hulk do TNT, Los Hermanos Cimarron, Jangadeiro de Santa Angélica,Lugano do Infinito,AS Malke Melado,Chamaico Provinciano e Zambito do Macanudo.

A meu gosto, o que determina uma vitória, nesse universo de bons animais, é o detalhe.E o detalhe está na capacidade do ginete de balancear a forma física e técnica, para que o cavalo consiga chegar a final, na plenitude de sua forma.Sabemos do desgaste dos ginetes de ponta, que chegam na final com até 8 animais.Sabemos também o quanto é difícil lidar com as individualidades de cada cavalo.Por isso, no rigor da prova, há de se ter um controle emocional muito grande, para que a técnica possa sempre se impor sobre o físico e assim se diminua a margem de erro, o que é determinante para se atingir as vitórias.

Quanto as fêmeas, não tenho ainda opinião formada.Deixem suas impressões.O objetivo do blog é este, de ter um espaço onde as discussões nos levem ao crescimento, ao amadurecimento das idéias.Sem imposição, apenas manifestando os nossos pontos de vista.Em breve falaremos sobre a morfologia da Expointer.No aguardo dos amigos!

4 comentários:

  1. Meu Caro Amigo Rodrigo:
    .
    De vereda deixo um saludo pela iniciativa! Sempre te respeitei porque tens coragem de expressar tua opinião, e aqui, neste blog, nossos comentários aumentam sua amplitude.
    .
    Quanto à enquete sobre o Freio de Ouro, vô me quedar pensando logo mais, e aí te mando algo mais concreto. Porém já posso te adiantar que, como assistente, tenho expectativas de uma baita prova.
    .
    Mais adiante entro em contato.
    Um abraço
    .
    Alexandre Valente Selistre

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo

    Acredito que a discussão sobre o tema citado enriquece nosso conhecimento e possibilita o exercício do diálogo construtivo em relação a paixão que temos em comum sobre a Raça Crioula e o Freio de Ouro.
    Ficarei atento aos favoritos do blog. Tenho a convicção de que teremos um dos Freios de Ouro mais disputados, pois ano a ano o nível fica mais parelho e elevado.
    Parabéns pela iniciativa!

    Abraço,
    Marcelo Tellechea Cairoli

    ResponderExcluir
  3. Amigo Rodrigo.

    Brilhante a idéia do blog. Eu, pessoalmente, entendo que toda oportunidade que tivermos para expor nossa visão sobre o assunto é de total relevância, afinal as divergências servem para analisarmos nosso posicionamento e aprendermos mais e mais..... Isso é fator determinante para crescermos e aprendermos, dando novo rumo aos nossos objetivos ou, melhor, reposicionando as estratégias visando chegar no melhor ponto possível. Na minha opinião aprender é a melhor forma de crescer. Quanto a sua opinião sobre o freio, sem comentários, afinal meu pouco tempo de criador não permite ainda avaliar com tanta precisão, porém concordo que teremos um freio extremamente competitivo e que o cavalo a ser batido é o Senhor de Santa Thereza, que é muito habilidoso, que teve uma formação fantástica nas mãos do Zeca e que vem embalado pelo desejo do Daniel, assim como ocorreu na FICCC. Ouso, pela falta de responsabilidade, de colocar o Cimarron na briga de cima e fiquei extremamente satisfeito por ter colocado nosso Alemão (AS Malke Melado) entre os postulantes. O cavalo está de fato muito bem, entendo ser muito habilidoso e se não fosse um acidente numa prova de mangueira, que o deixou inseguro nas pechadas, talvez ele fosse incomodar mais e postular até um dos freios, afinal ele cumpre outras etapas em altíssimo nível......mas é isso, vamos torcer para que tenhamos uma grande prova e que vença o cavalo mais equilibrado entre morfologia e função.

    Valeu pela iniciativa e saudações..... nos vemos no Freio.

    Abraços.

    Marco Antonio Doti

    ResponderExcluir
  4. Como vai Doti!Tuas considerações estão perfeitas,temos que insistentemente buscar a excelência em tudo o que fazemos, e a nossa paixão, que é a de criar cavalos crioulos, por vezes não obedece lógica, e nem premia sempre que nos esforçamos em acertar.O caminho será sempre a interação, a troca de experiências para juntos avançarmos.Quanto ao Cimarron, embora esteja no meu segundo grupo, em função de tudo que foi exposto na última postagem, é candidato a um dos freios.Esse cavalo impressionou muito nas provas que foi, saíndo de ilustre desconhecido, a referência, sobretudo funcional.E como as boas impressões são importantes, pois esse cavalo, ao demonstrar suas capacidades, ganhou, inclusive, um crescimento em sua nota morfológica.E o Melado é um cavalo muito sério, parelho e que evoluiu bastante em diversos quesitos, inclusive o físico, que vem lhe conferindo uma morfologia importante.Vai ser bonito de ver!!Um abraço meu amigo

    ResponderExcluir