sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MORFOLOGIA EXPOINTER 2009

A morfologia da Expointer é sempre motivo de expectativa por grande parte dos apreciadores da raça. Os cavalos laureados com os melhores prêmios, são frequentemente objeto de desejo de todos, pois além de a ampla maioria agregar toda a genética funcional mais do que testada nas pistas pelo país, são indivíduos dotados do fenótipo considerado ideal.Por demonstrar toda essas virtudes, presume-se que a morfologia correta venha contribuir para seu futuro desempenho em provas, primeiro pela questão mecânica da morfologia influenciar diretamente no desempenho funcional, e segundo pelo peso atribuído para a composição das médias finais.Por esse somatório de fatores, alguns animais atingem níveis de valorizações muito importantes, sobrepondo-se, muitas vezes, aos cavalos renomados que correm os ciclos do Freio de Ouro.
Outra grande oportunidade, é a de acompanhar os animais das categorias mais jovens, que debutam em campanhas morfológicas, sendo que desse grupo de animais, saem certamente os futuros grandes campeões da Expointer.
Este ano, tive a oportunidade junto aos meus colegas Alexandre Suñé e posteriormente Marcelo Coelho, de realizar as prévias morfológicas para a Expointer.Recebi essa missão com muito orgulho e ao mesmo tempo ciente da grande responsabilidade que é desempenhar tal tarefa.Percorremos entre os dias 17 e 24 de julho, três estados realizando sete prévias, todas precedidas de concentrações de machos.Os locais visitados foram Balsa Nova (PR), Canelinhas (SC) e no Rio Grande do Sul, os municípios de Esteio, Julio de Castilhos, Uruguaiana, Bagé e Pelotas.Foram mais de 300 animais revisados, e devido a limitação de cocheiras do Parque Assis Brasil, foram destinados a preencher 80 vagas e mais 15 suplentes.Esses animais, unem-se aos aprovados nas exposições passaporte realizadas em diversas cidades pelo país, para compor os animais que disputarão os campeonatos da Raça Crioula em Esteio.Com essa limitação, fatalmente ficaram de fora animais com condições de bem representar nossos criatórios.
Caberá unicamente a Mário Móglia Suñé, jurado e criador da raça na Cabanha Campana de Bagé/RS, a árdua tarefa de escolher os melhores exemplares da raça em 2009.


Por não conhecer muitos dos animais aprovados nas exposições passaporte pelo país, fica difícil dar algum palpite sobre os favoritos a obter as 3 escarapelas.Falando apenas dos animais que conheço, eu tinha como favorito nos machos, Piraí 1569 do Brazão, mas devido ao grau de parentesco entre o jurado e o proprietário, não deverá ser apresentado.Depois destaco via passaporte: Viragro Rio Bravo, Hijo Bueno da Reconquista, Sol de Maio Zapateado, Cadejo da Maior e General II da Camila.Nas prévias comprovamos as qualidades do Freio de Ouro Rodopio de São Pedro.Teremos nos machos uma briga muito grande, sobretudo nas categorias de potrancos.

Nas fêmeas a disputa será muito acirrada, com maior número de bons exemplares espalhadas por todas as filas.Nas prévias observamos alguns ventres com condições de brigar, por no mínimo, 2 escarapelas, sendo elas: Confiança do Passo Fundo, Encantada da Estância Guarda Velha, Viragro Peleia, Nahuel Huapi Pucha, Santa Eulália 358, Chimarrita 56 da Trovador, Comparsita de Los Campos, Pedida de Santa Angélica, Princesa do Itapororó, dentre outras.Nos passaportes, os ventres importantes que conheço são: Gaita Ponto da Reconquista, Labareda da Boa Vista, Chilena da Charqueada, Samanta de São Pedro e Balalaika da Onicron.

Os escritos acima são apenas palpites, e acredito que quanto mais opinarmos mais a raça se fortaleçe.A única certeza é que teremos um evento muito disputado, com grandes animais confrontando-se, e a vitória residirá nos pequenos detalhes.
Que vençam os melhores!!

2 comentários:

  1. Caro Rodrigo,

    estava a procurar informações sobre a concentração de machos de São Lourenço pois íamos levar um cavalo para a concentração, e aí encontrei o teu blog na ABCCC.
    Bem bacana a tua iniciativa, pois também aproxima o técnico do criador de forma mais direta através da internet.
    Te desejo sucesso no blog e pode ter certeza que serei mais um seguidor deste teu blog.
    Te convido também a visitar o blog da nossa cabanha, www.cabanhadamaneada.blogspot.com.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Cariíssimo Rodrigo

    Por primeiro parabenizo-te pela iniciativa de dividir os pensamentos técnicos sobre a Raça Crioula, bem como abrir canal de discussão com pequenos criadores e amantes do cavalo crioulo, como é o meu caso.
    Li seus comentários sobre as prévias morfológicas e passo a creditar-lhe muita confiança em razão das assertivas.
    Em Pelotas, pela primeira vez, juntamente com mais amigos, levei o potranco Netuno da São Salvador filho de BT Faceiro do Junco em mãe Xuxa da Talera (La Invernada Aniversário), criação do Fabinho Ruivo, para sua apreciação, tendo sido aprovado e elogiado principalmente pela idade, o mais novo, nascido em 17/02/2009.
    Justamente como o potrilho estamos iniciando nas competições da raça, entendendo inclusive que demos bom primeiro passo ao termos conseguido levá-lo à Expointer 2009.
    Entretanto, o afã de alcançarmos resultados de expressão (mesmo sabendo que competimos direto com Viragro Rio Bravo e Hijo Bueno da Reconquista - excelentes potrilhos) trás algumas dúvidas que, neste momento solicito a ajuda pra quem inicia uma criação de competição: 1) O 3º prêmio de categoria conquistado na expointer indica que devemos nos preocupar com nosso potranco???
    2) Devemos investir em demais provas morfológicas do interior???
    3) Se lembra do potranco Netuno da são Salvador (www.netunodasaosalvador.blogspot.com), o que deve melhorar no animal??

    Imaginando ter contribuído de alguma forma para a Raça Crioula com meus pensamentos e questionamentos, saúdo fortemente, aguardando contato via email: camargojr@mikrus.com.br

    Atenciosamente

    Luís C. Camargo Júnior
    Condomínio Netuno
    Rio Grande - RS

    ResponderExcluir